quarta-feira, 23 de junho de 2010

Instantâneos do Século XXI



Em julho lecionarei na Casa do Saber o curso “Instantâneos do Século XXI – Grandes mudanças no cinema, na literatura e na sociedade”. A idéia é discutir em quatro aulas o que a arte produzida nos últimos 10 anos tem a nos dizer sobre o mundo contemporâneo.
Estruturei o curso em quatro aulas: terrorismo/guerra; celebridades/líderes, economia global e uma sessão dedicada ao olhar atual sobre as utopias do século passado. É muito comum que eu cite filmes e romances nos meus debates a respeito de Ciência Política, de modo que a idéia de um curso inteiro para abordagens artísticas é um desdobramento lógico.

Eis alguns dos autores que pretendo utilizar:

Na literatura e no teatro: Ian McEwan, Mohsin Amid, Eduardo Mariani, Aravind Adiga, Tom Stoppard, Michael Frayn, J.M. Coetzee, Mia Couto.

No cinema: Robert Redford, Clint Eastwood, Walther Moreira Salles Jr., Costa-Gavras, Neill Blomkamp, Ari Folman, Fernando León de Aranoa, Juan José Campanella, Roman Polanski.

Meu objetivo é fazer um apanhado geográfico bastante abrangente, com artistas da Europa, EUA, América Latina, Ásia e África. Afinal, este século se inicia sob o signo das potências emergentes, fora do mundo ocidental.

4 comentários:

Enzo Mayer Tessarolo disse...

Salve Maurício,

As palestras parecem bem interessantes. Eu até gostaria de ir, mas o fator "local" (e consequentemente preço de transporte) dificulta meu comparecimento. Mas... quem sabe...

Att,
Enzo.

Maurício Santoro disse...

Salve, Enzo.

Quem sabe a Casa não se anima para fazer alguns cursos fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo?

Abraços

Unknown disse...

Olá Maurício,

O curso parece interessante. Será q vc poderia dizer quais filmes selecionou para o pessoal q não irá participar do curso não ficar tão curioso, assim como eu?

Abraços,

Maurício Santoro disse...

Salve, Karin.

São diversos filmes que irei comentar em aula, e exibirei trechos de alguns deles.

Exemplos: Leões e Cordeiros, Gran Torino, A Rainha, Diários de Motocicleta, A Vida dos Outros, Gomorra, O Corte, O Diabo Veste Prada, O Reino etc.

À medida que o curso for acontecendo, comento mais sobre ele.

abraços