domingo, 18 de novembro de 2007

Do Rei para Chávez: "Por que não te calas, bicho?"



SANTIAGO DO CHILE - Mais um escândalo envolve o presidente da Venezuela. Durante o Festival Iberoamericano da Canção, Hugo Chávez discutiu com o rei do Brasil, Roberto Carlos. O artista brasileiro se indignou com a performance do mandatário venezuelano, que cantava o bolero "Reeleja-me mucho".

"Isso é ruim demais. Me lembra os piores momentos do Pato do João Gilberto, durante a bossa nova", disse o rei. Roberto Carlos também se mostrou irritado com o autoritarismo crescente do governo Chávez: "Detalhes tão pequenos da Reforma Constitucional são coisas muito grandes para esquecer."

Chávez reagiu chamando o rei Roberto de "papagaio dos EUA" e "arauto do imperialismo, desde os tempos em que defendia a guitarra elétrica na MPB". Além disso, "Todos sabem que ele é um reaça, que sequer admite virar o volante do carro para a esquerda. Só o gira para direita, na companhia de Bush, Aznar e Uribe!". O presidente venezuelano questionou a legitimidade do artista brasileiro: "Quem o elegeu rei? O povo venezuelano votou em mim várias vezes. Até o Juan Carlos da Espanha foi eleito rei, ainda que com um só voto, o de Franco."

Roberto Carlos rejeitou as comparações com o chefe de Estado espanhol: "Primeiro, neste continente só há espaço para dois reis, que somos eu e Pelé. Segundo, na minha concepção a Espanha perdeu a batalha de Ayacucho em 1824, e com ela as colônias na América, e o direito do seu monarca se intrometer em nossos assuntos. Eu e o Erasmo vamos até fazer uma música sobre isso, depois que eu acabar uma balada romântica sobre a transformação do PFL em Democratas."


Ele aproveitou para mandar um recado a Chávez: "Seu tempo passará. Já vi isso acontecer com outros ritmos latinos, como a lambada, a dança proibida, o axé e o sertanejo. A glória deste mundo é passageira", filosofa o rei.

Nenhum comentário: